quarta-feira, 10 de junho de 2009

Figura 22: Boneca/Cena do Cotidiano
Nota: a foto é de Carlos Chaves; a edição me de Alessandra Gomes; pré-tombo - 22/86-22/25; /Cena do
Cotidiano.
Medidas da peça em cm: altura – 15cm; largura – 9,5cm; espessura –16,5cm.
Fonte: Fénelon-Costa (1978); Neto (1984).


Figura 22: cerâmica moderna. Representa uma cena
do cotidiano Karajá, em que provavelmente uma mulher processa
a feitura da mandioca. A figura se encontra sentada em
cima de uma base retangular, e na sua frente se encontra
modelada uma tigela de barro e duas peças não identificadas:
uma com forma alongada deitada no chão e a outra em pé
com duas formas de cone em cima da representação. A figura
possui uma cabeleira negra jogada para trás das costas.


Quanto a motivos e pinturas corporais, ao redor dos
olhos existem duas pinturas vermelhas e, abaixo dos olhos, há
duas representações em forma de círculo que se chamam Komarira
(NETO, 1984). Nos peitos e nas pernas se encontram listras
paralelas fechadas com retângulo, que, no seu interior, possuem
outras listras paralelas que entrecortam o motivo. Essas
listras podem ser denominadas Wekrówekró (FÉNELON-COSTA,
1978). A tigela que se encontra em cima da base possue a
borda pintada de preto, e a peça modelada ao lado possue linhas
verticais paralelas pretas. Já a peça, que se apresenta em
pé, possui a cabeça vermelha, e no seu corpo tem motivos em
forma triangular e em ziguezague denominados Turahérekô e
Haarú. É a representação do vôo do morcegoe do peixe pacu,
respectivamente (FÉNELON-COSTA, 1978).

Nenhum comentário:

Postar um comentário