quarta-feira, 10 de junho de 2009

Figura 3: Boneco/Figura Humana
Nota: a foto é de Carlos Chaves; a edição é de Alessandra Gomes; pré-tombo-2/86-2/25; indicação de
campo – 8.
Medida da peça em cm: altura – 37,5cm; largura – 20cm; espessura – 25cm
Fonte: Fénelon-Costa (1978); Lima (1986); Neto (1984); Toral (1992).

A figura 3, cerâmica moderna, representa um jovem
solteiro Wekiriká, Karajá, com todos os adornos e pinturas corporais
representativos do grupo, apresentando movimento e
dinamismo (NETO, 1984). A figura se encontra sentada com
as mãos apoiadas nos joelhos. Tem uma extensa cabeleira negra
que se encontra amarrada e caída para trás. Quanto aos
adornos, a figura está com brincos de penas de coloração vermelha
e vestígios de amarelo. Provavelmente são de pena de
ave, geralmente pena de colhereiro, uma espécie de ave (Platalea
ajaja L.) (LIMA, 1986). O colar se chama Sicura e nele se
alternam as cores preta e branca. As ligas que se encontram
abaixo do joelho se chamam Dekobuté (FÉNELON-COSTA,
1978). Os dois adornos são de algodão. A figura usa dois grandes
braceletes vermelhos nos braços.

Quanto aos motivos e pinturas, a figura apresenta
uma pintura vermelha acima dos olhos, e os dois círculos
pretos que se encontram na maçã do rosto se chama Komarira
(NETO, 1984). Já o motivo que se encontra em cima do
nariz se chama Ikresíkresí, Idiarekumã ou Koratutiretí; é feito
com uma linha vertical cortada por riscas horizontais paralelas,
que é a representação da lagarta Idiaré. O motivo da parte
inferior do rosto é chamado de Turehê, nome dado a morcego.

O busto preto representado no tronco se chama Ixálubú ou
Atanálorudélubú – braço preto do pássaro cigana. São formas
triangulares pretas sobre o busto que se prolongam em zonas
negras na parte interna e anterior dos braços (FÉNELONCOSTA,
1978). A pintura que se encontra logo abaixo do
joelho se chama Haarú. Significa um peixe parecido com o
pacu (TORAL, 1992). A grande pintura preta sobre o joelho
se chama Mnálubú ou "Pedra Preta". Já as linhas horizontais
das pernas se chamam Itiwekró (FÉNELON-COSTA,
1978). A figura tem uma pintura vermelha sobre os pés.

Essa peça sofreu restauro.

A figura 4, é uma cerâmica moderna que apresenta
dinamismo e movimento. A figura representa um ser mitológico
chamado Ueni (NETO, 1984). Ela se encontra sentada
com uma criança no colo.

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