quarta-feira, 10 de junho de 2009

Figura 24: Boneco/Cena do cotidiano
Nota: a foto é de Carlos Chaves; a edição é de Alessandra Gomes; pré-tombo-25/86-xx; indicação de
campo -1.
Medidas da peça em cm: altura – 18cm; largura – 17,5cm; espessura – 10,5cm
Fonte: Fénelon-Costa (1978); Neto (1984).

Figura 24: cerâmica moderna que representa uma
cena do cotidiano Karajá. É um homem tentando capturar
uma onça pintada com uma borduna nas mãos e com a ajuda
de dois cachorros. A caça se encontra em cima de um tronco
de árvore fugindo dos caçadores. A cena está representada
em cima de uma base retangular. A figura apresenta grande
realismo, dinamismo e movimentação.

Quanto a pinturas e motivos, nos olhos da figura do
homem se encontra uma pintura vermelha, e abaixo dos olhos
se encontram duas pinturas em forma de círculo que se chamam
Komarira (NETO, 1984). Os motivos encontrados ao
lado do corpo do homem são linhas horizontais agrupadas em
três paralelas e em três séries cortadas por uma única linha
vertical, dentro de um retângulo. O busto preto do homem é
chamado Ixálubú ou Atanálorudélubú que significa "braço preto
do pássaro cigana" (FÉNELON-COSTA, 1978). Nos braços
se encontram listras pretas e uma grossa faixa vermelha de ambos
os lados. O homem possui uma cabeleira negra.

Um dos cachorros está totalmente pintado de preto
e o outro possui alguns círculos negros e a cabeça preta. Na
borduna, que o homem segura, se encontram motivos vermelhos
e pretos. Na base, em que se encontra a representação,
está pintado um motivo pontilhado dentro de linhas
paralelas pretas, denominadas Omá que significa "um bicho
da água" (FÉNELON-COSTA, 1978).

A figura 25 representa uma boneca em madeira provavelmente
do estilo moderno por apresentar motivos e adornos
corporais dos Karajá, típicos dessa fase. A peça se encontra em pé,
com pouca representação de movimentos. Seu cabelo e seus pés se
encontram pintados de preto. A boneca usa brincos de penas vermelhas
com manchas amarelas, provavelmente de ave vermelha,
chamada colhereiro, a "Platalea ajaja L." (LIMA, 1986).

Quanto aos motivos talhados na na peça, abaixo dos
olhos se encontram dois círculos na maçã do rosto que se
chamam Komarira (NETO, 1984). Na parte inferior do rosto,
o motivo em ziguezague é chamado de Turehé, nome dado
ao vôo do morcego (FÉNELON-COSTA, 1978).

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