quarta-feira, 10 de junho de 2009

Figura 5: Boneca/Cena do Cotidiano
Nota: a foto é de Carlos Chaves; a edição é de: Alessandra Gomes; pré-tombo - 4/86-4/25; indicação de
campo -5.
Medidas da peça em cm: largura – 19cm; largura – 9cm; espessura – 8cm.
Fonte: Fénelon-Costa (1978); Neto (1984).

A figura 5, cerâmica moderna, apresenta dinamismo
e movimentação. Representa uma cena do cotidiano: a
figura se encontra sentada com uma tigela nas pernas como
se estivesse produzindo mandioca. Representa uma mulher.
A figura apresenta uma longa cabeleira negra que
chega às costas.

Quanto a motivos e pinturas corporais, a figura apresenta
uma pintura vermelha acima dos olhos, e os dois círculos
que se encontram na maçã do rosto da figura se chama
Komarira (NETO, 1984). Abaixo do pescoço, existem duas
linhas horizontais: uma vermelha e outra preta. O motivo do
tronco, provavelmente, é uma interligação do motivo de Raradié
III com o Ixálubú. O Raradié seriam esses triângulos negros
ligados por essas listras, sempre representados no busto, e na
região epigástrica e abdominal. Ele pode ser chamado de Tosõ
que significa passarinho e de Raradié II que significa "urubu
miranga". Ixálubú seria essa outra forma triangular negra sobre
o busto, por fora desse motivo anterior, então chamado também
de Atanálorudélubú ou "braço preto do pássaro cigana"
(FÉNELON-COSTA, 1978).

O motivo do braço, que apresenta
uma faixa preta, se chama Axikolubú e representa o
peixe btontí. Os desenhos das pernas se chamam Turahéreko
ou Haarú. São triângulos pretos (representam o morcego) e
linhas em ziguezague (representam o pacu) (FÉNELONCOSTA,
1978). A tigela encontrada na perna da figura é
circular e tem a borda pintada de preto. O conteúdo da tigela
tem pintura preta e vermelha. Os pés da figura estão pintados
de vermelho (FÉNELON-COSTA, 1978; NETO, 1984).

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