quarta-feira, 10 de junho de 2009

Figura 23: Boneco/Cena do cotidiano
Nota: a foto é de Carlos Chaves; a edição é de Alessandra Gomes; pré-tombo -23/86/xx; indicação de
campo -5.
Medidas da peça em cm: altura – 17cm; largura – 14cm; espessura – 20cm
Medidas da figura quebrada: altura – 16cm; largura – 12cm; espessura – 9cm.
Referência: Fénelon-Costa (1978); Neto (1984).

A figura 23 é uma cerâmica moderna que representa
uma cena do cotidiano. Não foi possível detectar que cena está
representada na cerâmica. Provavelmente seja uma criança deitada
e sua mãe e seu pai sentados a seu lado. A representação da mãe
possui uma grande cabeleira negra que se estende até as costas.


Quanto a motivos e pinturas, abaixo dos olhos da
representação da mãe se encontram duas pinturas em forma
de círculo que se chamam Komarira (NETO, 1984). As pinturas
que estão no tronco dessa representação são linhas paralelas
duplas que formam um retângulo. Elas têm no seu interior
linhas paralelas e, nos seus braços, a figura possui duas séries
de linhas duplas agrupadas. As pernas têm duas listras verticais,
cortadas por listras horizontais paralelas. Na criança, os
motivos que se encontram no tronco e que se estendem até os
braços são duplas de listras dentro de uma paralela fechada. Já
nas pernas, são duplas de paralelas horizontais. Na figura do
homem, que se encontra de costa, o motivo que se estende dos
braços até as pernas – linhas retas agrupadas duas a duas, perpendiculares
umas às outras, formando várias cruzes –, se chama
Raradié I e é representativo de uma ave (FÉNELON-COSTA,
1978). A cabeleira do homem é pintada de preto. A representação
do homem se encontra descolada da base e seus braços se
encontram quebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário